Imagem ilustrativa/retirada da Internet 


POLÍCIA CIVIL DE MACAU PRENDE HOMEM QUE VENDIA CERTIFICADOS FALSIFICADOS EM MACAU E REGIÃO

Policiais Civis da Delegacia Regional de Macau (5ª DR) prenderam em flagrante, no dia 04/06/2022, um homem acusado de vender dezenas de certificados de cursos profissionalizantes falsificados.

Os policiais estavam monitorando o investigado, tendo flagrado o momento no qual ele recebeu um pagamento, referente a seis certificados, em frente a Caixa Econômica Federal de Macau, oportunidade em que foi preso.

Durante as investigações ficou esclarecido que o autuado era o responsável pela captação de clientes, negociação, entrega dos certificados e recebimento do pagamento. Um segundo investigado materializava a falsificação. O proveito econômico da prática criminosa era partilhado entre os dois, conforme cada negociação.

A empresa que teve seus certificados falsificados teve enorme prejuízo financeiro, tendo em vista que diversas pessoas deixaram de realizar a capacitação profissional para adquirir um certificado falso. As empresas que captam mão de obra alertaram sobre a falsidade e estão atentas quanto à falsificação.

Ao final das investigações os envolvidos deverão ser indiciados pelos crimes de estelionato e falsificação de documento particular, nos termos dos artigos 171 e 298, ambos do Código Penal. As penas somadas podem chegar a dez anos de prisão, além de multa.

 *Fonte: Delegacia Regional de Macau – 5ª DR*